Londres, a Cidade do Futebol

Para quem não sabe, Londres é a cidade do mundo que mais tem times profissionais de futebol (junto com Buenos Aires) e encontrei no Futebol Marketing esse mapa genial das torcidas de Londres. Uma homenagem para minha namorada que está visitanto essa cidade maravilhosa.

O mapa acima mostra como estão divididas e quais são as maiores torcidas de Londres. Esse é um assunto que sempre vai gerar polêmica entre os fãs do futebol. Nesse caso, o interessante deste mapa é poder conhecer clubes de menor expressão
Read More

Brian Clough

Vou dedicar o dia de hoje para uma homenagem ao maior técnico da história do futebol, Brian Clough. Duas vezes campeão da Champions League com o inexpressivo Nottingham Forest.

A trajetória de Clough começou como jogador do Middlesbrough, time de sua cidade natal, onde marcou quase 200 gols, nesse período chegou a ser convocado pela seleção inglesa depois se transferiu para o Sunderland, e teve sua carreira encurtada por uma grave lesão no joelho com apenas 27 anos. Se não fosse isso, se tornaria um dos maiores jogadores da Inglaterra.

Sua carreira de treinador começou no Hartlepool United, mas seu sucesso começou mesmo no pequeno Derby County, time que ele assumiu na segunda divisão inglesa e levou ele a se toenar camopeão Inglês em 3 anos. Se classificando para a Champions League. No torneio europeu, o Derby chegou às semifinais, sendo eliminado pela Juventus de Dino Zoff, Franco Causio, José Altafini, Fabio Capello e Roberto Bettega.


Esse vídeo mostra o seu encontro na TV, com seu arqui-rival Don Revie, depois do fracasso com o Leeds.

Quando no anos seguinte o Clough pediu um aumento salarial, o clube decidiu dispensar ele, o que para a torcida do Derby foi o maior erro da história do clube. Depois disso ele assumiu o Brighton & Hove Albion, onde não teve sucesso, e depois o poderoso Leeds, clube que o Clough detestava, por ser o clube de seu arqui-rival, técncio da seleção Inglesa, Don Revie , e que os jogadores do Leeds detestava ele, e devido a um boicote dos jogadores ele não teve sucesso no Leeds e foi demitido depois de apenas 41 dias.

Mas isso não abateu Clough, apenas fez ele quer provar-se ainda mais, e portanto ele não teve problemas em assumir o pequeno Nottingham Forest da segunda divisão, onde ele novamente ele fez grande campanha na segunda divisão e conquistando no anos seguinte o título inlge e da copa da liga no memso ano. Os dois próximos anos, foram os mais genias da história de Brian, onde ele conquistou o bicampeonato da Champions League com o pequeno clube de Nottingham.

Clough, que faleceu em 2004, tinha um talento incrível de saber avaliar jogadores, e trazia esses jogadores por um preço baixo.

Então no dia em que descubriremos se o Renato tem a estrela de Clough, deixo essa homenagem.


Títulos

Derby County
Campeonato Inglês Segunda Divisão: 1969
Campeonato Inglês: 1972

Nottingham Forest
Campeonato Inglês: 1978
Copa da Liga Inglesa: 1978, 1979, 1989, 1990
Supercopa da Inglaterra: 1978
Copa dos Campeões: 1979, 1980
Supercopa Europeia: 1979
Copa Full Members: 1989, 1992

quem quiser conhecer mais sobre Brian Clough, pode assitir ao filme sobre sua rivalidade com o Leeds chamdo The Damned United
Read More

O Novo Grêmio

Os anúncios de Gilberto Silva e Miralles, junto com a contratação definitiva de Gabriel e a provável vinda de Paredes, começam a encaminhar um time do Grêmio diferente do que temos agora, mudando 4-3-1-2 com losango no meio porá um 4-2-2-2 com um quadrado.


A principal diferença é a entrada de Gilberto Silva trabalhando em linha com o Rochemaback. Os dois com boa saída de bola e variando quem sai. E cada um de um lado fazendo a cobertura de dois laterais que sobem muito (Gabriel e Lúcio).

Os meias ofensivos não ficariam tão sobrecarregado de fazer todo o trabalho de armação, pois seriam dois homens para fazer o trabalho. De um lado Marquinho e de outro Douglas. Marquinhos provavelmente ficaria encarregado de bolas alçadas para área (ele é um especialista na cobrança de escanteios).
A grande questão é o ataque. São 4 jogadores para três posições. André Lima que está voltando. Miralles que é um homem de estatura baixa, paredes que gosta de recuar bastante para ajudar na armação de jogadas e Leandro que joga como ponteiro.

Uma opção seria fazer ressurgir no Grêmio o ataque que deu certo no Colo-Colo, com Miralles e Paredes. Os dois gostavam muito de inverter posição bastante e trabalhar em conjunto. Paredes sempre fazendo o um dois e chutando de longe e Miralles invadindo mais a área em alta velocidade. Os problemas dessa opção seriam que você sacrificaria o jogador que hoje tem sido o mais competente na bola ofensiva, Leandro. Perderia um jogador que dribla muito bem e incomoda bastante o time adversário. E o segundo problema é que você teria que abrir mão de um centroavante clássico que pudesse fazer a diferença na bola aérea ofensiva, que é o André Lima.

Outra opção portanto é manter o André Lima e fazer o segundo atacante ser Miralles ou Leandro. É claro que essa opção faria o time perder um pouco da mobilidade e velocidade ofensiva (além de deixar o gringo Paredes fora do time, mas ele pode jogar como meia também).

Para mim a melhor opção é usar Miralles como o homem mais avançado e Leandro ao seu lado. O que o time perderia em força ganharia em velocidade. Seria um ataque muito difícil de parar. Dois jogadores rápidos porém com forma de jogar diferentes.

O óbvio fica por conta da zaga. Com Rodolfo machucado por talvez 4 meses, o Grêmio fica sem nenhum zagueiro de qualidade. Exatamente no setor que foi pior no primeiro semestre é onde fica a maior fragilidade, e onde não foi contratado ninguém para jogar. E mesmo que o Rodolfo estivesse bem, ele não tem sido o grande jogador do passado.
Read More

Vasco


Um time de qualidade. Com uma a melhor zaga do Brasil e um ataque bem articulado com jogadores de diversos perfis diferentes.

O time vai realmente brigar pelo título da copa do Brasil contra a sensação do primeiro semestre o Coritiba.

No gol do Vasco, Fernando Prass tem sido muito importante para segurar atrás. Mas o goleiro conta com uma baita ajuda dos ótimos zagueiros Dedê e Anderson Martins, que estão formando a melhor dupla de zagueiros em atividade no Brasil. Na bola área eles são seguros, por baixo vão muito bem. Alem de contar com bastante ajuda com a dupla de volantes Rômulo e Eduardo Costa.

No meio de campo a distribuição de jogadas é feita especialmente pelo veterano Felipe, que recuperou o bom futebol, mas Diego Souza também participa bastante da armação.

No ataque temos dois jogadores bem diferentes que se complementam. Do lado direito Eder Luis leva qualquer zaga a loucura, com alta velocidade e dribles. E do lado esquerdo Alecsandro que vem jogando mais longe da área, ajudando na construção de jogadas, e mostrando que vinha sendo mal escalado no inter, jogando muito melhor fora da área do que fincado como Roth o posicionava.
Read More